Photos

3-latest-1110px-slider

Relação do Hebraico com os idiomas Oromo e Tigrina


Sobre os idiomas Oromo e Tigrinia


O idioma oromo e o tigrínia são duas línguas faladas na região do Chifre da África, mais especificamente na Etiópia e na Eritreia. Eles pertencem a famílias diferentes de línguas, mas têm influências e interações históricas na região.

O oromo é uma língua afro-asiática da família das línguas cuchíticas. É a língua mais falada na Etiópia e uma das maiores línguas etíopes em termos de número de falantes. O oromo é usado como língua nativa pelo povo oromo e tem várias variações dialetais.

O tigrínia, por sua vez, é uma língua semítica que faz parte do ramo etiópico das línguas semíticas. É a língua oficial da Eritreia e uma das principais línguas faladas na Etiópia, especialmente na região de Tigray. O tigrínia também é usado por outros grupos étnicos na região, como os tigrínios e os blin.

Embora o oromo e o tigrínia pertençam a famílias de línguas diferentes, eles compartilham algumas influências e interações históricas devido à sua proximidade geográfica e contato entre as comunidades que os falam. No entanto, as duas línguas têm suas próprias gramáticas, vocabulários e estruturas distintas.

Tanto o oromo quanto o tigrínia são línguas com uma rica tradição oral e escrita, e têm sido importantes veículos de expressão cultural, política e literária para as comunidades que as falam.

Oromo e Tigrinia em Israel e a relação com o Hebraico


Embora existam comunidades de imigrantes da Etiópia em Israel, onde as línguas oromo e tigrínia são faladas por alguns indivíduos, não são línguas amplamente faladas ou reconhecidas oficialmente no país. O idioma oficial de Israel é o hebraico, e a maioria da população fala hebraico como língua principal.

Oromo e Tigrinia são parentes do Hebraico?

Em relação à relação do oromo e do tigrínia com o hebraico, eles não são linguisticamente relacionados. O hebraico pertence ao ramo cananeu das línguas semíticas, enquanto o oromo é uma língua afro-asiática da família das línguas cuchíticas e o tigrínia é uma língua semítica etiópica.

No entanto, devido à presença de comunidades de imigrantes da Etiópia em Israel, pode haver algum contato e influência cultural entre o hebraico e o tigrínia, especialmente entre os falantes de tigrínia que aprenderam o hebraico como segunda língua.

Em resumo, o oromo e o tigrínia não são amplamente falados em Israel, onde o hebraico é o idioma dominante. Embora não exista uma relação linguística direta entre o hebraico e o oromo/tigrínia, pode haver algum contato cultural e influência entre os falantes dessas línguas em comunidades específicas.

Quadro comparativo, vocabulário básico


Português Oromo Tigrina
Como vai você?
Akkam Jirtuu Kamelekhum?
Adeus Negaa-ti Dehankunu
Boa noite Nagaan-bulii Dehan hider
Quanto isso custa? Meeqa Kindey?
Eu não quero isso Hin barbaadu Aydelin
Sono/Dormir Lalaffaa Leslassa
Água mineral Bishaan Ambo Mai gaz
Cerveja Biraa Birra
Água Bishaan Mai
sim Heye Oowe
Está bem Tole Harrai
Não Miti Aykonnen
Cigarro Sijaraa Shigarra
Banheiro Mana Fincaani Shintibait
Café Buna Bun
Chá Shaayi Shahi
Sour massa de panqueca Biddeena Injera
Molho ou guisado Ittoo Tsebhi
Cerveja local Farsoo Suwa
vinho de mel Daadhi Mes
com licença Dhiifama Yekireta
obrigado Galatoomi Yekin yelley
vir Kootu Na’a
Ir Deemi Kid
Sem problemas/Preocupações   Rakoon Ingiruu Tsegem yellen

Comments

    Comentários